terça-feira, 3 de março de 2009

Qual o melhor antivírus?

Como comentei em outro artigo a escolha do antivírus e algo particular e não existe uma opção que possa ser considerada como a melhor para todos os casos. Não adianta nada você ter instalado o antivírus com o maior índice de detecção do mercado se você não sabe utiliza-lo ou ele deixa seu pc tão lento que chega a dar raiva.
Em testes os antivírus que obtêm os melhores resultados detectam acima de 90% do vírus (Windows), mas nenhum antivírus é 100% eficaz. Mesmo que fossem instalados todos antivírus em um mesmo computador ele não estaria totalmente protegido, por isso, instalar mais de um antivírus só serviria para multiplicar os recursos consumidos do sistema.

Exponho aqui minhas experiências e impressões sobre alguns antivírus que já utilizei e testei, espero que sirva como auxilio na sua escolha e recomendo que leia também: Antivírus pago ou gratuito?

VERSÕES FREE


AVG – Versão 8.5

O AVG FREE da AVG Technologies é um dos antivírus gratuitos mais tradicionais do mercado, foi o primeiro a conquistar os usuários com uma versão gratuita. Utilizei em alguns computadores durante muitos anos. Considero uma boa alternativa gratuita.
Até a versão 7 era reconhecido por consumir poucos recursos do sistema. A versão atual 8 conta com novos recursos, alguns bem interessantes, entre elas o “Link Scanner” que checa a segurança dos links, como nos resultados de uma busca no google, por exemplo, no entanto este acréscimo de recursos tornou as exigências do sistema bem mais elevadas, comprometendo o desempenho de um sistema que não esteja dentro dos padrões atuais.
Recomendo para quem quer um antivírus gratuito com recursos extras, como anti-spyware e outros, mas em um computador com recursos de sobra.
Página do desenvolvedor.


Avast – Versão 4.8

O antivírus gratuito da Awil Software, o Avast, é um antivírus que sempre apresentou boa regularidade quanto a detecções de malwares, se saído bem em testes. Tem um visual moderno que agrada muitos usuários que costumam ser fiéis ao programa.
O Avast já foi considerado pesado para o sistema, mas ao contrário do AVG não incorporou novas funções e hoje é considerado um dos antivírus que menos consomem recursos do sistema.
Recomendo a todos que querem um antivírus básico com bom índice de detecção, visual diferenciado e que não exija muito do sistema.
Página do desenvolvedor.


Avira AntiVir Personal 8.2

O mais recente dos antivírus com versão gratuita que menciono aqui. Um antivírus muito leve e simples, apesar de estar em inglês. Tem conquistado muitos usuários e graças ao elevado índice de detecção alcançado em testes e também por não causar lentidão do computador, já é considerado por muito a melhor alternativa gratuita.
Recomendo a todos que procuram um software com alto índice de detecção e que principalmente não podem, ou não querem, comprometer muitos recursos do sistema.
Página do desenvolvedor.


VERSÕES PAGAS


Kaspersky 2009

Sem duvida considerado o mais eficiente software antivírus do mercado. Alcança o maior índice de detecção em quase todos os testes. Possui uma versão Internet Security que acompanha outros softwares de segurança entre eles um firewall.
O único detalhe que deve ser observado, além do valor da licença que não é tão alto, é o alto consumo de recursos do sistema, que pode decepcionar mesmo em máquinas não tão desatualizadas. Alguns usuários acham a versão Internet Security um pouco complicada, isso devido ao uso do firewall, se você não sabe utilizar um firewal, sugiro que aprenda o quanto antes, existem ótimas versões gratuitas como o ZoneAlarm e Comodo.
Se você vai pagar por um antivírus, ou por um conjunto de aplicativos de segurança, provavelmente o Kasperky é a melhor opção.
Página do desenvolvedor.


Norton 2009

O Norton já foi o grande nome entre os softwares antivírus, no entanto parece que perdeu a linha, talvez na busca da Symantec em desenvolver um conjunto completo de ferramentas para proteção e manutenção do PC. Frequentemente são lançados novos pacotes de aplicativos com as mais variadas ferramentas, tornando a diferenciação entre os pacotes da própria Symantec um tanto quanto confusa.
Embora a Sysmatec tenha tradição de fazer ferramentas confiáveis, tanto o antivírus quanto os pacotes, como o System Works, tornam o sistema realmente lento, mesmo para os equipamentos novos vendidos no mercado nacional.
Infelizmente não recomendo o Norton a não ser que você esteja interessado em funcionalidades específicas de algumas de suas ferramentas e tenha capital e desempenho na máquina para arcar com isso.
Página do desenvolvedor.


ESET NOD 32

Um dos antivírus pagos mais bem conceituados. Tem um bom índice de detecção, costuma sair-se bem em testes e destaca-se por ser não consumir exageradamente recursos do sistema.
Segundo a ESET o NOD32 antivírus tem uma proposta inovadora pró-ativa que detecta comportamentos suspeitos mesmo de ameaças desconhecidas. Possuí um pacote de aplicativos de segurança o ESET Samart Security que também possuí um firewall.
O ESET é uma alternativa para quem procura um antivírus pago e que exija menos do sistema do que o Kaspersky.
Página do desenvolvedor.


Mcafee VírusScan 2009

Tradicional e popular antivírus com licença paga, vem instalado "de fábrica" em muitos computadores, assim como o Norton e o Kaspersky, consume muitos recursos do computador e pode causar lentidão, mas costuma se sair bem quanto a detecção de pragas nocivas ao Windows. Também possuí uma versão com outras ferramentas e um firewall.
Quem possui uma versão instalada e está satisfeito, tem um software eficiente em funcionamento, mas o preço e desempenho do programa quanto ao índice de detecção e comprometimento do sistema não justifica a aquisição de uma licença, já que o Kaspersky e o ESET NOD32 são melhores alternativas.
Página do desenvolvedor.


Considerações finais

Com a maioria dos antivírus citados já tive experiências positivas, com a remoção de pragas que outros não removeram, e também negativas, quando acontecia o oposto e não detectavam o que outro antivírus detectou posteriormente.
Qualquer que seja sua alternativa, o mínimo que você precisará saber é manter as definições de vírus atualiza e como efetuar varreduras no sistema, sejam elas completas, em arquivos, pastas ou drives específicos. Aprenda o possível de como tirar o máximo do seu software antivírus.

Tenha em mente que a segurança do seu computador e dos seus dados não pode depender exclusivamente da confiança em um software antivírus, ela esta em suas mãos!
Embora um vírus possa ser identificado, paralisado e excluído manualmente, isso pode dar um bocado de trabalho e um antivírus pode evitar muita dor de cabeça, mas acredito que um firewall é uma ferramenta muito mais indispensável à segurança de um computador ou rede do que qualquer antivírus, se você não utiliza um, vale a pena pensar no assunto.

Leia também:
Antivírus pago ou gratuíto?
A importância de um firewall.
Dicas de segurança na Internet.

Leia mais...

Antivírus pago ou gratuito?

São inúmeras as versões de programas antivírus disponíveis no mercado, existem versões pagas ou com licenças gratuitas para uso pessoal, isso sem falar nas suítes de aplicativos de segurança ou manutenção do sistema. Com tantas opções, como se decidir por qual antivírus instalar no seu computador?
O usuário menos experiente pode ficar confuso frente a tantas alternativas, afinal o que está em risco e a segurança do computador e dos dados nele contidos. Vale a pena compra a licença de uma versão paga? Uma alternativa gratuita é suficiente? Qual o melhor antivírus do mercado?

São diversas questões que devem ser analisadas, não tenho a pretensão ou ingenuidade de querer responde-las aqui, já que não existe uma solução reconhecida como a melhor para todos os sistemas e usuários, vou apenas levantar alguns aspectos que devem ser analisados antes da escolha. Você já deve ter lido que o principal item de segurança é o usuário e suas atitudes e há inclusive quem pregue o não uso de tal software.

Sobre as versões FREE

Economicamente tem que ser observado que estamos no Brasil, menos 5% da população tem acesso a conexões banda larga e a grande maioria dos computadores possui alguma versão não original do Windows instalada.
Se o valor de uma licença anual de um antivírus é relevante, pode-se perfeitamente proteger-se com as alternativas gratuitas disponíveis, que embora possam ser menos completas que as versões pagas, não são necessariamente menos eficientes.
Outra característica que deve ser observada é que as versões gratuitas tendem a ser mais leves, principalmente se comparadas com os pacotes completos de segurança, portanto se seu computador não possuí uma configuração atual opte por um antivírus que consuma poucos recursos do sistema.

As versões pagas.

Quando um antivírus possui uma versão paga e uma gratuita, a paga tende a funcionar de maneira mais automática, mas não quer dizer que só por ser paga terá um índice de detecção maior que a versão gratuita, se ambas estiverem funcionando corretamente.
Podemos destacar entre as principais vantagens das versões pagas, a atualizações automáticas mais freqüentes (ou instantâneas) e o fato de geralmente possuírem mais funções incluídas, como anti-apyware ou anti-phising, por exemplo.

Seja qual for sua escolha, você poderá estar bem servido se usar o software corretamente, só não recomendo o uso de uma cópia “pirata” de uma versão paga, assim como a de qualquer outro software (apesar de saber do preço fora da realidade de uma versão original do Windows), para isso existem as versões “FREE”. Quando você instala um software “pirata” não tem garantia nenhuma do seu funcionamento ou se o mesmo não possuí um código malicioso incluso.

Leia Também:
Qual o melhor antivírus?
A importância de um firewall.
Dicas de segurança na Internet.

Leia mais...

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP