terça-feira, 3 de março de 2009

Antivírus pago ou gratuito?

São inúmeras as versões de programas antivírus disponíveis no mercado, existem versões pagas ou com licenças gratuitas para uso pessoal, isso sem falar nas suítes de aplicativos de segurança ou manutenção do sistema. Com tantas opções, como se decidir por qual antivírus instalar no seu computador?
O usuário menos experiente pode ficar confuso frente a tantas alternativas, afinal o que está em risco e a segurança do computador e dos dados nele contidos. Vale a pena compra a licença de uma versão paga? Uma alternativa gratuita é suficiente? Qual o melhor antivírus do mercado?

São diversas questões que devem ser analisadas, não tenho a pretensão ou ingenuidade de querer responde-las aqui, já que não existe uma solução reconhecida como a melhor para todos os sistemas e usuários, vou apenas levantar alguns aspectos que devem ser analisados antes da escolha. Você já deve ter lido que o principal item de segurança é o usuário e suas atitudes e há inclusive quem pregue o não uso de tal software.

Sobre as versões FREE

Economicamente tem que ser observado que estamos no Brasil, menos 5% da população tem acesso a conexões banda larga e a grande maioria dos computadores possui alguma versão não original do Windows instalada.
Se o valor de uma licença anual de um antivírus é relevante, pode-se perfeitamente proteger-se com as alternativas gratuitas disponíveis, que embora possam ser menos completas que as versões pagas, não são necessariamente menos eficientes.
Outra característica que deve ser observada é que as versões gratuitas tendem a ser mais leves, principalmente se comparadas com os pacotes completos de segurança, portanto se seu computador não possuí uma configuração atual opte por um antivírus que consuma poucos recursos do sistema.

As versões pagas.

Quando um antivírus possui uma versão paga e uma gratuita, a paga tende a funcionar de maneira mais automática, mas não quer dizer que só por ser paga terá um índice de detecção maior que a versão gratuita, se ambas estiverem funcionando corretamente.
Podemos destacar entre as principais vantagens das versões pagas, a atualizações automáticas mais freqüentes (ou instantâneas) e o fato de geralmente possuírem mais funções incluídas, como anti-apyware ou anti-phising, por exemplo.

Seja qual for sua escolha, você poderá estar bem servido se usar o software corretamente, só não recomendo o uso de uma cópia “pirata” de uma versão paga, assim como a de qualquer outro software (apesar de saber do preço fora da realidade de uma versão original do Windows), para isso existem as versões “FREE”. Quando você instala um software “pirata” não tem garantia nenhuma do seu funcionamento ou se o mesmo não possuí um código malicioso incluso.

Leia Também:
Qual o melhor antivírus?
A importância de um firewall.
Dicas de segurança na Internet.

1 comentários:

lukcasfera 17 de setembro de 2012 às 15:16  

Devemos ter muito cuidado na hora da escolha de um antivírus, seja pago ou gratuito. Devemos levar em conta vários quesitos que influenciam muito na detecção de pragas virtuais. Além dos recursos e detecção que um software de segurança possui, temos que analisar também as suas ferramentas e o quanto é precisas para a obtenção de um invasor

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP