segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dicas de Segurança na Internet

Embora segurança eletrônica possa parecer algo complicado e trabalhoso para usuários sem muita experiência com informática, na verdade não é preciso mais do que uma padronização dos procedimentos de segurança e uma maior atenção com algumas ações específicas.
Ainda parece complicado? Então pense em todos os procedimentos que você está acostumado ao transitar nas ruas ou avenidas de uma grande cidade. Você certamente, não atravessa uma avenida sem olhar para os lados, também não aceita um pacote fechado de um estranho e tão pouco anda com um maço de dinheiro na mão.

"Tomando os devidos cuidados, acessar seu banco on-line pode ser tão ou mais seguro que ir fisicamente até o banco. Pense nisso!"

Abaixo estão algumas dicas que escrevi para um outro site a mais de 5 anos, não alterei praticamente nada, e as dicas continuam valendo, o que demonstra que segurança on-line pode ser uma questão de hábito.

COMO SE PROTEGER

Embora não exista um padrão de proteção para todos os usuários de computadores ou redes, devido a diversidade de máquinas, conexões de rede (como acesso à internet) e finalidade de uso dos equipamentos, alguns procedimentos de segurança são básicos a todos, aqui mencionarei os mais importantes:

1- Software Anti Vírus

Ler e-mails, navegar em páginas na Internet e utilizar programas de trocas de arquivos sem um programa Anti Vírus atualizado é encrenca na certa. Não basta instalar o software, é indispensável que este esteja configurado e seja atualizado constantemente, já que novas pragas surgem diariamente, além disso, você também deve fazer varreduras no sistema com o programa e ficar atento aos resultados quando ele fizer estas automaticamente.
Existem bons programas Antivírus gratuitos na Internet e você pode optar por um deles e estará bem servido quanto a este tipo de software. Instalar dois ou mais programas não é justificável já que a maioria tem um índice de detecção entre 90% e 99% assim você pode sobrecarregar o sistema e ainda não estaria 100% protegido.

2- Manter o sistema atualizado

Todos os sistemas operacionais são constantemente atualizados, principalmente as plataformas Windows. Como as falhas conhecidas do Windows são o principal alvo de códigos maléficos e “hackers”, sem falar em outros “bugs” que podem afetar a estabilidade do sistema, é essencial que o sistema esteja sempre atualizado. O Windows se atualiza através de um serviço Microsoft chamado Windows Update, você pode acessar o serviço (on-line é claro) com o atalho existente no menu Iniciar ou pelo Internet Explorer no menu Ferramentas. Se você utiliza o Windows XP pode mantê-lo atualizado com a ferramenta atualizações automáticas, que pode ser acessada clicando com o botão esquerdo do mouse em Meu Computador e selecionando propriedades, como demonstra a figura.



3- Software Anti-Spyware

O spyware é um tipo de ameaça que nem sempre os programas antivírus conseguem detectar. Se há alguma barra de ferramentas nova no seu Internet Explorer que você não instalou intencionalmente, se o seu navegador trava, ou se a página inicial do seu navegador é alterada sem você saber, você provavelmente tem algum spyware, adware.
Mas mesmo que você não perceba nada, você pode estar infectado, pois estão surgindo mais e mais spywares que rastreiam silenciosamente a sua navegação para criar um perfil seu, para propaganda on-line, por exemplo. Instalar um software Anti-Spyware é essencial se seu sistema de segurança não é focado neste tipo de ameaça.

4- Utilizar um Firewall

Um programa Firewall é basicamente uma barreira que permite ou libera conexões de rede (local ou Internet) ao seu computador. Como podem existir varias conexões de um computador com a rede (Internet) e um programa Antivírus não tem controle se estas são desejadas ou não, o programa responsável por este controle de acesso é o Firewall.
Talvez a utilização do Firewall seja a medida de segurança mais trabalhosa para o usuário iniciante. Por padrão são bloqueadas todas as tentativas de conexão reconhecidamente maléficas, as demais conexões desconhecidas, têm que ser autorizadas, ou não, pelo usuário na primeira tentativa de se estabelecerem. Estas regras podem ser armazenadas, ou seja, uma vez que você libere, ou bloqueie, o acesso de um programa, o Firewal pode lembrar a regra.
O Windows a partir do XP SP2, possuí um Firewall próprio básico.


ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS DE SEGURANÇA:

• Nunca acesse links em um e-mail desconhecido ou abra seus anexos.

• Confira se você esta em uma página segura, principalmente em sites de bancos, com o cadeado na área de notificação inferior do Internet Explorer.

• Quando for inserir dados certifique que você esta na página desejada original, qualquer diferença no acesso (visual ou operacional) pode ser sinal de fraude.

• Se ao acessar o site, mesmo que seja o original, aparecerem novas janelas para entrada de dados, jamais as preencha antes de confirmar com o banco sua autenticidade.

• Se outras pessoas têm acesso a sua conta no Windows, pode haver rodando em segundo plano programas que monitoram tudo: programas utilizados, sites visitados, teclas utilizadas e inclusive capturam telas.

• O cuidado tem que ser bem maior quando se acessa sites desconhecidos, se para ser exibido ele precisa instalar um software, executar um ActiveX ou Java, ele esta exigindo muita credibilidade.

• Sempre que possível evite acessar a internet com uma conta de usuário tipo administrador, assim você garante que seu micro não poderá sofrer algumas alterações.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP