quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Comparativo GVT Turbonet MAXX e NET Vírtua Mega Flash

Depois de aproximadamente três anos, finalmente resolvi trocar meu serviço de internet banda larga. Com esta mudança fiquei com os dois serviços disponíveis por algum tempo e aproveitei para realizar alguns testes no dia 29 de janeiro de 2009.


1 - Meu histórico com as duas prestadoras de serviço

NET
Sou cliente a aproximadamente três anos. As velocidades oferecidas na época que contratei o serviço eram muito superiores as oferecidas pela concorrência, mas era difícil passar um mês inteiro sem o serviço apresentar problemas de lentidão, ping alto ou de endereços inalcançáveis (principalmente brasileiros).

GVT
O serviço foi instalado dia 28 de janeiro de 2009, nesta data só funcionava na velocidade de 1Mb apesar de ter sido contratada a velocidade de 3MB, o problema foi resolvido no outro dia, 29 de janeiro de 2009.
Sou cliente GVT a cerca de 7 anos, já possui o serviço de banda larga anteriormente (se não me engano 600kb/s), mas mudei para um endereço onde o serviço não estava disponível na época. Não tenho lembranças ruins da época que era usuário.


2- Serviços Contratados

Estou saindo do Mega Flash 3 Mbps (NET) e migrando para o Turbonet 3 Mbps (GVT), porém após um contato para discutir o cancelamento do meu serviço ele foi alterado, segundo a atendente como degustação por dois meses, para a velocidade de 6Mbps. Quando liguei para o cancelamento efetivo após a instalação do serviço da GVT a atendente me ofereceu 12 Mbps, mas já era tarde.
Meu comparativo foi feito com Mega Flash de 6 Mbps contra o Turbonet de 3 Mbps. Concordo que não é a situação ideal, você não acha justo? Então veja os resultados do teste!
Observação: Em caráter promocional e por tempo indeterminado, a GVT não está efetuando o controle da franquia de consumo e tampouco efetuando a redução da velocidade.

Os modens foram instalados diretamente às placas de rede dos computadores. O modem ADSL da GVT (SpeedStream) estava configurado como roteador.


3 - Local dos testes, data, hora e duração dos testes.

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, bairro residencial, perímetro urbano.
Testes realizados dia 29 de janeiro de 2009.
Todos os testes foram realizados entre as 14:00 e 16:35.


4 – Metodologia

Foram usados dois computadores para que os serviços fossem testados simultaneamente em cada etapa, para garantir que não houvesse privilégio quanto ao tráfego nos servidores de destino e rotas de internet. Como os computadores possuíam configurações diferentes de hardware e software o teste foi dividido em duas etapas e cada serviço foi testado nos dois modelos. Ou seja:

TESTE 1: NET+ComputadorB & GVT+ComputadorA

TESTE 2: NET+ComputadorA & GVT+ComputadorB



As velocidades consideradas nos downlods são sempre as médias, o tamanho total do arquivo (kilobytes) dividido pelo tempo total do download (segundos).
No final do teste será exibido o resumo geral, que considerará a soma dos resultados dos dois testes divididos por 2.
Foram utilizadas as configurações padrões do serviço inclusive os servidores DNS.


5 – TESTES

Embora os serviços sejam comercializados em Megabits por segundo (Mbps), os resultados expressos serão sempre em Kilobytes (kBps), que é a forma que geralmente acompanhamos os downloads. Lembrando, 1 byte = 8 bits.

5.1 – TESTE 1: NET+ComputadorB & GVT+ComputadorA


5.2 – TESTE 2: NET+ComputadorA & GVT+ComputadorB


(1) O teste provedor foi realizado nas páginas da internet indicadas pelos próprios provedores dos serviços. A página da GVT faz um teste de Dawn/Up e utiliza uma ferramenta tipo velocímetro, enquanto que na página da NET é feito o download de um arquivo (utilizado o de 100MB). Endereços:
http://megaflash.poa.virtua.com.br/
http://www.testeseuturbonet.com.br/
(2) Media de três testes seguidos no site da Abeltronica. Link:
http://www.abeltronica.com/velocimetro/pt/index.php?idioma=br&newlang=br
(3) Download AVG Anti-Virus Free 8.0.233a1415 pelo link do site Baixaki. Tamanho do arquivo 62,83MB. Link:
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld4866.htm
(4) Download Windows Internet Explorer 8 Release Candidate 1 for Windows XP. Site Microsoft (US). Tamanho do arquivo 16,2MB. Link:
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=821025fe-9adf-487e-b58c-561b7c8c25db&displaylang=en



6 – Resultados Finais

Pelos resultados pode se verificar que os computadores utilizados não influenciaram de forma significativa os testes.
Os testes são referentes a data, local e hora especificados, portanto servem apenas como uma referência, já que qualquer alteração destas características pode alterar significativamente os resultados.



7- Conclusões

Os resultados da NET não fugiram do que acompanhei durante o período que fui assinante: bom desempenho no download de arquivos hospedados pela NET e desempenho muito abaixo do esperado freqüentemente. Ao menos no meu caso a NET apresentava regularmente algum problema de rota que simplesmente me impedia de acessar alguns endereços.
A GVT se saiu satisfatoriamente, é um serviço que estou começando a testar novamente e tem um custo até inferior ao da NET. Estes testes me deixaram otimistas com o serviço, não que esteja perfeito, como no caso do upload que poderia melhorar, mas parece que não vou sentir saudade da Net e do seu Virtua Mega Flash!

4 comentários:

Anônimo,  30 de janeiro de 2009 às 13:45  

O maior problema da NET é que o link é compartilhado e existem problemas com P2P.
Na GVT por ser ADSL, os problemas de gargalo são menos frequentes.

Simplificando é que na NET existe a possibilidade de conseguir uma velocidade maior, no caso 6 Mbps, mas na GVT se obtém a velocidade bem próxima dos 3 Mbps em mais ocasiões.

Anônimo,  3 de fevereiro de 2009 às 12:19  

Falta você conferir se a NET está taxando a franquia de consumo aí na sua região. Pois em muitos lugares ela está... e daí, quem vive baixando coisas em uma semana estoura a franquia e navega todo o resto do mês numa conexão de 150 ou 200 kbps (~18KB/S).

Se a GVT não tiver esse porcaria de franquia, é MUITO mais interessante.

Administrador 3 de fevereiro de 2009 às 15:08  

Em Porto Alegre a NET esta aplicando a redução de velocidade conforme a fraquia contratada.

A GVT segundo seu site: "Em caráter promocional e por tempo indeterminado, a GVT não está efetuando o controle da franquia de consumo e tampouco efetuando a redução da velocidade."

Anônimo,  2 de março de 2012 às 19:38  

GVT,superior no atendimento e no serviço.

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP